Notícias


Publicado em:
7
3/2018

Entender o colecionismo para gerar negócios

Palestra de Wagner A. Silva no ABRIN Talks mostra que é preciso tocar o coração dos fãs por meio de suas memórias.



Metatags:


Mestre e doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo, pesquisador, consultor de empresas como Hasbro e Paramount, colecionador e editor do Transformers Dioramas - Brazilian Fansite. Com essa bagagem de quem conhece o assunto como poucos no Brasil, Wagner A. Silva ministrou a palestra “Entendendo os fãs e o colecionismo no cenário atual” no último dia do ABRIN Talks.

A apresentação passou pela “fábrica de referências midiáticas” que foram os anos 80 e como esses ícones – quadrinhos, jogos, filmes, desenhos – estão presentes na comunicação até os dias de hoje; fez uma diferenciação do perfil de consumo do “nerd” e do “geek”; falou da prática do colecionismo e das características dos novos colecionadores.

Tudo isso para chegar ao que afeta diretamente aos fabricantes e compradores que assistiram à palestra: os desafios para tocar o coração dos fãs e converter isso em oportunidades de negócios, uma vez que os brinquedos são em grande parte o catalisador das memórias vividas e não vividas.

“Os brinquedos são marcadores do tempo que ajudam a relembrar, resgatar e reconstruir a memória”, disse o especialista, explicando que o colecionismo nada mais é que uma forma material que ajuda a recordar o passado.
Para quem trabalha com isso, os desafios estão em buscar o engajamento do fã/consumidor e transformar consumo sazonal em constante.

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Estrela lança linha de play make-up especialmente para crianças

Loja conceito com ateliê de maquiagem para livre experimentação funciona no Morumbi Shopping, em São Paulo.
Leia Mais

Abrin regional vai ao Recife

Em busca de novos mercados, a Abrinq leva expositores da Abrin para o Recife, dias 24 e 25 de julho.
Leia Mais

Indústria nacional do brinquedo mostra Plano para 2021 ao presidente da República

Com empresários do setor, o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, Synésio Batista da Costa, esteve com o presidente e o ministro do MDIC
Leia Mais