Notícias


Publicado em:
31
10/2018

Black Friday 2018: Pesquisa mostra perfil dos consumidores no Brasil

Eles pretendem gastar mais neste ano, e seis em cada dez vão usar o cartão de crédito para parcelar as compras



Metatags: Black Friday, Descontos, Comércio, E-commerce, Smartphones, Descontos

Não tem crise que segure o consumidor quando a Black Friday se aproxima. O evento de vendas anual que promete grandes descontos acontece na sexta-feira, 23 de novembro. Em 2017, os brasileiros gastaram R$ 2,1 bilhões nas compras, e devem desembolsar ainda mais na nova edição. É o que aponta um estudo da PayU, provedora global de serviços de pagamento online.

Segundo a pesquisa, seis em cada dez pessoas vão usar como principal forma de pagamento o parcelamento no cartão de crédito. E três em cada dez entrevistados pretendem gastar mais do que 800 reais.

Se no ano passado, os itens mais desejados foram, em ordem de preferência, eletroeletrônicos, vestuário e eletrodomésticos, em 2018, smartphones e roupas dividem a atenção do público. Com a festas de fim de ano chegando, 45% das pessoas afirmaram que vão aproveitar as promoções para comprar os presentes de Natal.

Em 2018, 61% dos entrevistados planejam comprar tanto em lojas físicas quanto na internet, ante 54% das pessoas que compraram apenas online no ano passado. Segundo a pesquisa, 36% das aquisições online este ano devem ser feitas principalmente via dispositivos móveis como smartphones, 19% alternarão entre computador e celular, e 45% por desktop.

Isso mostra que o consumidor está cada vez mais multiplataforma, uma mudança que as marcas precisam acompanhar. Além de uma boa experiência de compra, os entrevistados afirmaram que encontrar uma oferta de um produto que não tem na loja física é o segundo fator mais relevante para optar pela compra online.

Marcas que não forem transparentes e quiserem aproveitar a data para aplicar “falsos” descontos podem ser dar mal. Preocupados com práticas abusivas, 97% dos consumidores afirmaram que costumam pesquisar os preços dos produtos antes de iniciar a Black Friday porque acreditam que as lojas costumam aumentar o valor do produto para fazer o desconto parecer maior.

A pesquisa ouviu 555 pessoas de todas as regiões do Brasil, sendo 52% mulheres e 48% homens. A faixa etária também foi ampla, mas os maiores grupos foram de 16 a 24 anos, com 31% dos ouvidos, e de 30 a 39 anos, com 25% deles. Sobre a classe econômica, foram 77% de C, D e E, e 23% de A e B.

Fonte: Primeira Página, com informações da Revista Exame


Últimas notícias

Jogo Detetive, da Estrela, inspira nova sala do Escape Time

Participantes têm sessenta minutos para recolher pistas e encontrar o assassino do banqueiro Carlos Fortuna antes que apareça outra vítima.
Leia Mais

Dicas para obter sucesso no comércio online na Black Friday

É importante entender que o consumidor busca uma experiência personalizada, que abrange conteúdo e interações nos canais de comunicação do varejo.
Leia Mais

Como usar a Inteligência Artificial no varejo

Para especialista, trata-se de uma revolução que está transformando as relações de consumo.
Leia Mais