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5
11/2018

Consumidores mobile são desafio para os varejistas na Black Friday 2018

Aplicativos de compras, novos meios de pagamentos e telas interativas são inovações para atender o público que compra nos meios digitais



Metatags: Black Friday, E-Commerce, Mobile, Desafios, Varejo, Croma Solutions

O Brasil tem cerca de 207,6 milhões de habitantes, de acordo com dados do IBGE, e 220 milhões de celulares ativos, segundo uma pesquisa anual sobre uso de tecnologia da Fundação Getúlio Vargas. Os dados atestam que o País tem atualmente mais smartphones em uso do que pessoas. Esse fato cria oportunidades de consumo para marcas e varejistas durante datas sazonais como a Black Friday, que entrou para o calendário nacional de vendas.

“A Black Friday caiu no gosto dos brasileiros nos últimos anos, batendo recorde de vendas ano a ano, desde o seu lançamento. Segundo balanço do Ebit, em 2016 foram vendidos cerca de R$ 1,9 bilhão e, no ano passado, R$ 2,1 bilhões. A expectativa para 2018 é alcançar 2,43 bilhões, confirmando a consolidação do evento com os consumidores nacionais” explica Edmar Bulla, CEO da Croma Solutions, empresa de consultoria, pesquisa e capacitação em inovação e soluções.

No Brasil a data adquiriu a característica on-line, com ações das marcas direcionadas fortemente para os e-commerces e meios digitais, diferentemente da americana que é voltada para o varejo físico e a inspiração inicial do evento nacional.

A alta conectividade dos brasileiros e o aspecto da data no País criam oportunidades de negócios para os varejistas promoverem suas marcas e aumentarem as vendas. “O trabalho com as marcas pode ser feito durante todo o ano para fidelizar e gerar consumo com os clientes neste período, a partir de uma comunicação mais personalizada e direcionada”, diz o consultor.

Segundo Bulla, o crescimento do mobile e do público que compra na internet é o desafio para os varejistas e pressupõe inovação e soluções para atender a esse mercado. “É preciso desenvolver ferramentas que facilitem as compras, como serviços de aplicativos, novos meios de pagamentos, telas interativas, visualização 3D e integração entre o físico e on-line, com a possibilidade de comprar na internet e retirar em loja, por exemplo”.

Fonte: Primeira Página, com informações da Croma Solutions


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