Press
Releases

Press
Releases

ABRINQ analisa cenário interno favorável para crescimento sustentável da indústria do brinquedo

Consenso na feira do brinquedo de Hong Kong este mês, baratear o produto é
uma das metas da ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de
Brinquedos, segundo o presidente Synésio Costa, que vê o ano começar com
boas perspectivas para o mercado.

No exterior, centenas de fábricas estão concentrando energia no
mercado interno chinês, que em 2015 era de US$ 5 bilhões e ano passado
fechou em US$ 9 bilhões, de acordo com o presidente da ABRINQ. “Por conta
das leis trabalhistas mais brandas, entre outras facilidades, o Vietnã já tem 35
grandes fábricas de brinquedos, onde um operário trabalha mais que aqui por
US$ 170 sem custo adicional”, constata.

O cenário no Brasil, que não tem a população de uma China, no entanto,
também caminha favoravelmente, na análise do presidente da entidade.
Synésio enumera as variáveis a partir de medidas governamentais:

  1. O governo está removendo entraves no ambiente de negócios.
  2. Temos a menor taxa Selic dos últimos anos.
  3. BNDES, Caixa e BB estão estendendo financiamento para produtos e
    fábricas com novas taxas de juros.
  4. Nosso volume de reservas em dólar é grade e, como não vamos
    gastá-lo de uma vez, o dólar deve ficar comportado.
  5. Governo não sinaliza desvalorizar o Real como fez o governo chinês.
  6. Redução do preço do gás está chegando às fábricas, e a energia
    elétrica se não baixar pelo menos não deve subir.
  7. os leilões previstos para obras de infraestrutura serão capazes de
    impulsionar a economia.
  8. Estamos atuando para ampliação do prazo de recolhimento de
    tributos para 90 dias, isso significará economia e injeção de competitividade ao
    brinquedo.
    Pelo lado do consumo, o presidente da ABRINQ aponta uma melhora
    efetiva das compras por família, evidenciando aumento per capita no ano
    passado. O celular pode estressar o mercado, mas não toma espaço do
    brinquedo – ao contrário, convivem com o uso dos aplicativos.
    Já a indústria nacional entende que o brinquedo tem que ficar mais em
    conta, e está buscando eficiência nos processos, sistemas e novos
    maquinários.
    São bandeiras da ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de
    Brinquedos uma cruzada contra a concorrência desleal em todas as suas

formas, a ampliação do prazo de recolhimento de tributos estaduais e federais,
a centralização das importações de brinquedos em cinco portos, o aumento
das apreensões de brinquedos falsificados e cópias e um programa de
valorização do ato de brincar.

ABRIN 2020
Brinquedo faz um mundo melhor, e todo este universo lúdico – que conecta
expositores, compradores e visitantes profissionais em torno de 1.500
lançamentos da indústria de brinquedos – tem nome e data para começar:
ABRIN 2020, de 8 a 11 e março no Expo Center Norte.
Com 135 expositores de brinquedos distribuídos em 30 mil m 2 (área 22%
maior que a edição do ano passado), a ABRIN 2020 traz como novidade a
abertura num domingo, fato que vai favorecer ainda mais a visita de
pequenos lojistas, que não precisam parar o comércio durante a semana.
Maior feira de brinquedos da América Latina, principal encontro anual do
setor e plataforma de lançamentos da indústria de brinquedos, a ABRIN 2020
movimenta os negócios do varejo para o ano todo e cumpre seu papel de
colaborar para que os lojistas acompanhem as constantes transformações no
comportamento dos consumidores para melhorarem seus resultados.

Rodadas de Negócios
Além do expressivo volume de negócios realizado nos estandes durante o
evento, a ABRIN ainda oferece gratuitamente aos expositores as Rodadas de
Negócios
, que traduzem em mais oportunidades comerciais aos participantes.
Em reuniões agendadas de acordo com os produtos de interesses dos
compradores cadastrados, os encontros com as marcas expositoras
acontecem num ambiente reservado e exclusivo, fora dos estandes, onde as
negociações se realizam de forma mais pessoal e objetiva.
O contato direto das duas pontas da cadeia potencializa as vendas e favorece
a abertura de novos mercados, sem qualquer custo adicional para os
expositores participantes.

Experiências e Conhecimento
As mudanças constantes no comportamento de compra do consumidor exigem
que os lojistas se mantenham conectados com as tendências que movem o
varejo e se atualizem constantemente. A ABRIN 2020 também tem o propósito
de oferecer experiências e conhecimento voltados às novas técnicas para
modernizar as lojas, melhorar o atendimento aos clientes e aumentar as
vendas.

Confira as atividades já confirmadas:
ABRIN TALKS: As palestras gratuitas e interativas trazem temas atuais e
relevantes para o varejo, como visual merchandising, tecnologia do varejo,
inovação, comportamento de compra e muitos outros, que ajudam os
lojistas a atender melhor os novos consumidores.

Arruma Loja: Um ambiente de soluções práticas para organizar uma loja
de brinquedos a partir de técnicas de visual merchandising e de distribuição
estratégica de produtos. Estas técnicas resultam em uma experiência mais
atrativa para o consumidor e, consequentemente, aumento das vendas.
No local, especialistas em visual merchandising ajudam os lojistas a
aproveitar melhor todo o potencial do seu negócio por meio de oficinas
práticas e rápidas, e oferecem conteúdo especializado sobre vitrines,
disposição de produtos e atrativos que geram mais vendas.

Game Show: Sucesso criado ano passado, o espaço é exclusivo e
dedicado a um mercado em ascensão e que vem conquistando adeptos de
todas as idades, os jogos de tabuleiro.

• Brinquedotech: Área de demonstração e experimentação de produtos e
lançamentos de brinquedos com tecnologia embarcada, realidade virtual,
robôs e eletrônicos.

• Hora do Show: Uma atração especial com desfiles de fantasias e
personagens representados pelos produtos da feira, repleta de momentos
de interação com os lojistas e os visitantes

• Lounge Influencers: Os principais Influencers de brinquedos ganharão um
“quartel general” para organizar a cobertura da feira, a interação com os
expositores e o engajamento do público.

• Arena Inovação: Startups com soluções inovadoras para o processo de
criação e fabricação de brinquedos.

Sobre a ABRINQ
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – ABRINQ é a entidade
de classe de representação oficial da indústria e do setor de brinquedos.

Sobre a Francal Feiras
Maior promotora de eventos de capital nacional do Brasil, a Francal Feiras atua
em 15 diferentes setores, conectando a indústria brasileira ao varejo e a
importadores dos cinco continentes. Concentra negócios, moda, conhecimento,
soluções e serviços para o varejo em total sintonia com as demandas de um
setor em constante transformação.

SERVIÇO:
ABRIN 2020 – 37ª FEIRA INTERNACIONAL DE BRINQUEDOS
Data: 8 a 11 de março – abertura no domingo
Horário: 10h às 20h
Local: Expo Center Norte – São Paulo
Realização: ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
Promoção/Organização: Francal Feiras
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.abrin.com.br / Facebook: FeiraAbrin / Instagram: @FeiraAbrin /
Youtube: Feira Abrin

FEIRA DE NEGÓCIOS, RESTRITA A PROFISSIONAIS DO SETOR.
PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 10 ANOS, MESMO QUE
ACOMPANHADOS PELOS RESPONSÁVEIS

Informações para a imprensa:
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos.
www.ppagina.com
Telefone (11) 5908-8210
Rua Loefgreen, 579 | Vila Mariana | 04040.030 | SP/SP
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Franco
ppagina@ppagina.com
Janeiro/2020

Outros releases