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Varejistas descobrem como crescer e a praticar o visual merchandising

No maior evento do mercado do brinquedo da América Latina, a ABRIN 2022, o ciclo de palestras ABRIN Talks traz Roberto Andrade, gerente de Soluções da Friedman, e Manuel Alves de Lima, diretor de Marketing e Estratégias da FAL Design, respectivamente.

Resultados de vendas insatisfatórios, necessidade de motivação da equipe, rotina agitada que acaba tomando conta do tempo que deveria ser dedicado a colocar ordem na casa, baixa produtividade na abordagem aos clientes e, consequentemente, baixos resultados em vendas. Por que isso acontece?

De acordo com Roberto Andrade, que fala dia 13, às 15h, no ABRIN Talks, ciclo de palestras do maior evento do setor de brinquedos na América Latina, a ABRIN 2022, “você precisa implementar mudanças rapidamente para continuar a manter viva a sua empresa! Acompanhe:

  1. Problema: você deve identificar onde estão todos os problemas que precisa resolver na sua empresa. Não faça esse passo a passo sozinho. Envolva o seu time e solicite contribuições desde a primeira fase. Assim, se sentirão parte da solução e não apenas do problema.
  2. Pesquisa: faça uma pesquisa para encontrar alternativas e possíveis soluções para esses problemas.
  3. Processos: revise todos os seus processos e identifique os pontos críticos que precisam ser modificados, eliminados ou otimizados.
  4. Planejamento: desenvolva um plano de ação detalhado, com tudo o que você vai precisar fazer para implementar essas mudanças.
  5. Pessoas: trabalhe no desenvolvimento do seu time para que os problemas comecem a ser resolvidos.
  6. Performance: acompanhe os resultados, dê feedbacks constantemente e se faça mais presente. Sempre que identificar um novo problema, repita o ciclo.

“Pela minha experiência, trabalhar os três pilares a seguir costuma gerar maiores resultados”, atesta. Dando sequência aos ensinamentos, ele elenca:

Pilar 1: Padrão de atendimento

Seu negócio é digital, físico ou phygital (modelo híbrido, em que opera nas duas esferas)? Você tem padrões de atendimento estabelecidos que respeitam as regras de cada canal? Se você não estabelece esses padrões, o seu time vai fazer por você.

Pilar 2: Produtividade em vendas

Como está a consolidação dos seus resultados, políticas de portas abertas e gestão à vista? As ferramentas que utiliza permitem uma visão detalhada de cada um dos seus KPIs, individualmente, dos resultados de cada loja e do resultado de toda a rede em apenas um rápido olhar, conferindo a agilidade de acompanhamento que o varejo exige?

Pilar 3: Aprimoramento contínuo

Você precisa incorporar a cultura de aprimoramento contínuo à cultura da sua empresa, uma vez que esta é uma subcultura extremamente positiva e que incentiva o crescimento profissional e melhoria da qualidade de competências e habilidades das pessoas que compõem o seu time. Quando a cultura de aprimoramento contínuo é instaurada, as pessoas se sentem mais valorizadas e motivadas.

Visual Merchandising

“Apesar da enorme evolução do varejo nos últimos anos, a disciplina de Visual Merchandising continua a ser considerada um dos fundamentos mais importantes do seu sucesso. Sua função, que pode ser definida como ‘a busca pela melhor forma de exposição de produtos para o público consumidor, com o objetivo de promover mais e melhores vendas’, descreve claramente porque temos que apostar na sua capacidade de fazer evoluir redes de qualquer porte”, diz Manuel Alves Lima, da FAL Design, que fará palestra dia 15, às 15h.  

O trabalho de visual merchandising envolve tanto a parte emocional quanto a racional da questão, podendo traduzir formas de atrair e encantar o público, destacando a loja na paisagem comercial que ocupa; ou a busca do modo mais produtivo de expor produtos, visando alcançar uma forma de organização assertiva, lógica, e capaz de orientar o consumidor e promover uma clara leitura dos departamentos, categorias e linhas de produtos à venda”.

“Por ser um setor que trabalha com produtos de terceiros, normalmente num sistema de multimarcas, o setor de brinquedos tem sido muito exposto à concorrência da venda pela internet, que traz o preço como maior diferencial. Preparar a loja, criar um visual distinto e único, que transforme a visita em uma experiência agradável, que permita a interação do público com os nossos produtos, e facilite uma decisão de compra acertada e inteligente, é a formula para se colocar acima do digital”, analisa.

“Só assim conseguiremos acordar a criança que existe em cada um de nós, e manter a fidelidade do nosso cliente, fazendo com que ele continue a dar preferência ao ponto de venda físico. “

Confira a programação completa e detalhada AQUI (sujeita a alterações). 

ABRIN 2022

Promovida pela Francal Feiras e ABRINQ, a ABRIN 2022 acontece num momento favorável para a abertura do calendário de negócios do ano. Há mais de três décadas exercendo seu protagonismo no setor, apresentar em primeira mão os principais lançamentos e tendências de brinquedos, oferece conteúdo especializado e promove o relacionamento entre profissionais.

Vale lembrar que o credenciamento para lojistas e profissionais do setor está aberto até o dia 10 de março. O cadastro se dá exclusivamente pelo site da feira, neste LINK. O visitante deve imprimir sua credencial e apresentá-la na entrada do evento juntamente com um documento com foto.

A ABRIN 2022 se dará num ambiente seguro para os negócios, o relacionamento e a atualização profissional. Clique AQUI para conhecer o protocolo de segurança elaborado e atualizado a partir das normas sanitárias vigentes. 

Sobre a ABRINQ 

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – ABRINQ é a entidade de classe de representação oficial da indústria e do setor de brinquedos.

Sobre a Francal Feiras

Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 12 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

SERVIÇO

ABRIN 2022 – 38ª Feira Internacional de Brinquedos

De 13 a 16 de março, das 10h às 20h

Local: Expo Center Norte (traslado gratuito de ida e volta a partir da estação Portuguesa-Tietê da linha 1 Azul do Metrô – Saída D)

Promoção/Patrocínio: ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos

Organização/Negócios: Francal Feiras

Informações: (11) 2226-3100 e atendimento@francal.com.br

Evento exclusivo para lojistas e profissionais do setor. Não é permitida a entrada de menores de 12 anos, mesmo acompanhados

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Informações para a imprensa:

Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos

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Jornalista Responsável: Luiz Carlos Franco

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Março/2022

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