Brinquedos clássicos e terapêuticos dominam a Abrin com inovações e inclusão

Legenda: Em destaque, Dra. Cynthia Moura, proprietária da Terapia Criativa. Créditos: Recs Films.

A Abrin 2025, principal feira de brinquedos da América Latina, trouxe novidades que combinam tradição e inovação, com destaque para brinquedos educativos e terapêuticos. No Palco do Expositor, marcas como Xalingo e Terapia Criativa apresentaram produtos que reforçam a importância do desenvolvimento infantil e da inclusão, especialmente para crianças com neurodiversidade.

As convidadas foram Samira Detoni, gerente de inovação da Xalingo, e Dra. Cynthia Moura, fundadora da Terapia Criativa. Juntas, elas mostraram como o setor está evoluindo para atender às famílias modernas, com brinquedos clássicos reimaginados e soluções cada vez mais inclusivas e inovadoras. Acompanhe a leitura e veja os destaques!

Brincando de Engenheiro: 70 anos de história e inclusão

Legenda: Em destaque, Samira Detoni, gerente de inovação da Xalingo. Créditos: Recs Films.

Samira Detoni, gerente de inovação da Xalingo, celebrou os 70 anos da linha “Brincando de Engenheiro”, um ícone que atravessa gerações. “É uma linha que nos enche de orgulho. Foi a avó Norma que pintou as primeiras peças há 70 anos, e hoje mantemos esse legado”, destacou ela.

Além de destacar o sucesso do licenciamento de personagens como Mickey e Frozen, a marca apresentou o “Brincando de Engenheiro Desenvolvimento”, uma versão adaptada com peças maiores e sistema de furação para auxiliar crianças com TEA, TDAH e dislexia. “Fizemos uma peça maior com palitinhos para ajudar as crianças a encaixar as peças e lidar com a frustração”, explicou Samira. Além disso, a linha também ganhou edições especiais, como o “Brincando de Engenheiro Livro”, com peças magnéticas e um livrinho ilustrado, perfeito para levar em viagens para ser um estímulo à criatividade.

Legenda: Em destaque: lançamentos da linha “Brincando de engenheiro”, da Xalingo. Créditos: Recs Films.

Brinquedos terapêuticos: sexualidade e TDAH explicados de forma lúdica

A Terapia Criativa, representada pela Dra. Cynthia Moura, trouxe brinquedos terapêuticos que auxiliam no tratamento de questões como sexualidade infantil e TDAH. “O brinquedo terapêutico é usado por profissionais para ajudar crianças e adolescentes a enfrentar desafios emocionais e comportamentais”, explicou ela.

Um dos destaques foi o “Tudo Explicadinho”, um jogo que facilita conversas sobre sexualidade infantil. “As perguntas começam leves e vão ficando mais complexas, sempre com apoio do livro para orientar pais e terapeutas”, disse Cynthia. Outro lançamento foi o “Eu Quero, Eu Posso, Eu Consigo”, voltado para crianças com TDAH, que trabalha autocontrole e resolução de problemas de forma lúdica.

Equilíbrio entre tradição e inovação

A Abrin 2025 mostrou que o mercado de brinquedos está em evolução e é um espaço super dinâmico, combinando brinquedos clássicos reimaginados com soluções modernas, além de reforçar a importância dos brinquedos multissensoriais no desenvolvimento infantil.

Confira mais sobre os lançamentos dessa edição da feira e descubra como essas inovações podem transformar o seu negócio!