Vendedores de Brinquedos Devem Superar Sazonalidade com Estratégias Personalizadas, Revela Especialista durante a ABRIN 2025

Com crescimento de quase 250% nas vendas online, setor de brinquedos demonstra potencial para comercialização o ano todo, destaca Daniel Morato na ABRIN 2025

Legenda: em destaque, Daniel Morato, especialista em vendas. Créditos: Recs Films.

No último dia da ABRIN 2025, o Palco Abril Talks recebeu Daniel Morato, especialista em vendas e negociação para uma mentoria ao vivo. Uma das principais lições compartilhadas por Morato foi compreensão de que o mercado de brinquedos no Brasil vai muito além das vendas concentradas em datas comemorativas. “As pessoas sempre dizem ‘venda de brinquedo é sazonal’, mas vamos quebrar esse conceito. Pessoas fazem aniversário todo santo dia”, pontuou com humor.

O especialista enfatizou que o potencial do setor é subaproveitado quando lojistas se concentram apenas em datas específicas como Natal e Dia das Crianças. Para ele, com as estratégias corretas, é possível estabelecer um fluxo constante de vendas durante todo o ano, aproveitando ocasiões como aniversários e outras celebrações pessoais.

Continue a leitura para ficar por dentro dos principais pontos abordados durante a mentoria!

A responsabilidade social no comércio de brinquedos

Segundo o especialista, para se diferenciar no mercado e vender o ano todo, é preciso assumir que o aspecto comercial e a responsabilidade social devem caminhar juntos no setor de brinquedos. “Nós temos uma missão: menos tela e mais realidade. Temos estudos mostrando que crianças estão desenvolvendo ansiedade aos seis, sete anos devido à hiperconexão”, pontuou.

Esse compromisso com o desenvolvimento infantil saudável deve, segundo o palestrante, ser parte integrante do posicionamento das lojas. “Nosso negócio vai muito além do que só vender, é a responsabilidade de resgatar e dar um direcionamento para nossas crianças”, complementou.

Morato orienta que é importante que os lojistas saibam comunicar adequadamente esses valores aos seus clientes. Deste modo, pais, familiares e educadores passarão a compreender a loja de brinquedos como uma aliada no propósito do desenvolvimento integral das crianças, expandindo sua demanda para além das compras sazonais.

 

Estratégias práticas para impulsionar vendas o ano todo

Entre as técnicas de vendas compartilhadas durante a palestra, destacam-se as abordagens humanizadas de atendimento e gestão de relacionamento com clientes, considerando desde o primeiro contato na loja. “No atendimento, tem dois princípios básicos que fazem parte: primeiro, você tem uma abordagem muito certeira, e depois, você tem uma escuta ativa. Não fale ‘posso ajudar?’. Se o cliente entrou na loja, é porque está interessado. Experimente: ‘Bom dia, eu sou o Daniel, você é?’. Ou então pergunte: ‘Para quem é o presente?'”.

Para a fidelização, o especialista recomendou uma estratégia simples, mas poderosa: “Faça um sorteio de um produto bacana na sua loja. Nas compras acima de R$20, o cliente preenche um cupom com dados como nome completo, nome do filho e data de aniversário. No dia do aniversário, não mande mensagem de WhatsApp, ligue! ‘Sr. João, sei que hoje é aniversário do Marcelo e quero convidá-lo porque temos um presente para ele'”.

Morato enfatizou que estas estratégias simples podem gerar um vínculo emocional duradouro com os clientes, transformando compradores ocasionais em consumidores recorrentes.

O valor emocional como diferencial competitivo

O caráter emocional da venda de brinquedos foi um aspecto bastante ressaltado por Morato ao longo da mentoria. “Se estamos falando de brinquedos, estamos realizando sonhos, criando memórias e experiências que vão para a fase adulta. De 0 a 7 anos ocorre a formação de crenças, princípios e valores, baseados nas experiências vividas. Por isso, nosso produto é muito mais que um objeto”, explicou.

Para o especialista, a compreensão desse valor emocional é fundamental para os varejistas se diferenciarem diante da competitividade do e-commerce e elaborem estratégias criativas e eficazes para manter um fluxo de vendas equilibrado ao longo do ano. “A venda é emocional antes de ir para o racional. Conquiste o coração do seu cliente que automaticamente você escorrega para o bolso. Seja de fato interessante antes de ser interesseiro”, aconselhou.

Presença digital estratégica para lojistas de brinquedos

Mesmo enfatizando o valor da experiência física, Morato não deixou de destacar a importância da presença digital para os lojistas. “Gere conteúdo relevante no TikTok, Instagram, YouTube sobre os benefícios dos brinquedos: explique o que eles desenvolvem na parte psicomotora, social, inclusiva. Seu negócio hoje é uma mídia, um canal de televisão”, afirmou.

O especialista também ressaltou a importância de uma boa estruturação do ‘Google Meu Negócio’ e da gestão de avaliações online: “Pegue depoimentos dos clientes após sua experiência de compra. Isso se chama gatilho da prova social. Se tem um restaurante com muito movimento e outro vazio, vamos no que tem movimento porque pressupomos que é melhor”.

Segundo ele, a estratégia digital não deve substituir, mas complementar e potencializar a experiência física, criando múltiplos pontos de contato com o consumidor.

Tendências em vendas no setor de brinquedos

A mentoria de Daniel Morato na ABRIN 2025 reforçou que vender brinquedos vai muito além das datas comemorativas. Com estratégias voltadas para a personalização do atendimento, a criação de vínculo emocional com os clientes e uma presença digital estratégica, lojistas podem ampliar suas oportunidades de venda ao longo de todo o ano.

Além disso, o compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento infantil saudável se torna um diferencial competitivo. Posicionar a loja como uma aliada dos pais e educadores no resgate do brincar offline e no equilíbrio entre o físico e o digital pode fortalecer a marca e fidelizar clientes de forma mais eficaz.

O setor de brinquedos passa por constantes transformações, e os insights compartilhados durante a ABRIN 2025 mostram que inovação, estratégia e propósito são essenciais para o sucesso no mercado.

Para mais conteúdos sobre as principais tendências do setor, continue acompanhando as novidades da ABRIN 2025!