Inspirações

10 curiosidades sobre a história dos brinquedos

Aprecie sem moderação: os primeiros skates produzidos industrialmente surgiram em 1965 e o autorama foi lançado antes disso, na Inglaterra, em 1956.

 

  1. Para se ter uma ideia, por volta de 3000 a.C., já se fabricavam na Babilônia piões de argila e com bordas decoradas com desenhos de animais e homens. Aliás, os egípcios desenvolveram o bambolê, que na época era confeccionado com fios secos de parreira. Já os chineses inventaram o ioiô.
  2. Em 1790, o conde francês Sivrac desenvolveu o que é considerado o mais antigo ancestral da bicicleta moderna. Ela não tinha pedais e correntes, e era empurrada com os pés no chão. 
  3. O imigrante russo Morris Michtom fabricou os primeiros ursos de pelúcia em 1902, em Nova York. Há quem diga que, antes dele, a alemã Margaret Steiff já fazia animaizinhos de feltro.
  4. Foi na Dinamarca, em 1949, o marceneiro Olé Kirk Christiansen desenvolveu as peças de encaixe que compunham o Lego.
  5. O autorama, uma mini-pista de corrida com carrinhos movidos a pilha, foi lançado na Inglaterra, em 1956.
  6. Em 1959, a norte-americana Ruth Handler criou a Barbie, uma das bonecas mais famosas da história. O primeiro modelo vinha com um maiô listrado.
  7. Os primeiros skates produzidos industrialmente surgiram em 1965. O brinquedo foi criado por surfistas californianos, nos Estados Unidos, como forma alternativa de diversão para os dias em que o mar estava de ressaca.
  8. Em 1972, quatro alunos da Escola Politécnica de São Paulo elaboraram o War, o primeiro jogo de estratégia brasileiro.  Em pouco tempo, War se tornou sucesso de vendas na cidade. No mesmo ano, eles fundaram a fabricante de jogos de tabuleiro Grow, que inicialmente investia no mercado de jogos para adultos, ainda pouco explorado no País.

A empresa funcionava numa garagem no bairro da Mooca e os jogos, produzidos em pequenas quantidades, eram montados manualmente pelos quatro sócios. Eles mesmos batiam nas portas das lojas de brinquedos para vender os produtos. Hoje, a fábrica fica em São Bernardo do Campo e produz cerca de 300 brinquedos diferentes, para crianças e adultos.

  1. A Metallwarenfabrik Georg Branstatter, uma fabricante alemã de telefones e caixas registradoras, lançou, em 1974, o Playmobil, um brinquedo com kits temáticos de bonecos, feitos com um plástico mais resistente para a época.
  2. O Tamagochi, um bichinho de estimação eletrônico, foi criado no Japão em 1996. No mesmo País, o desenhista Kazuki Takahashi desenvolveu um jogo de cartas com monstros chamado Yu-Gi-Oh.

 

Leia também: Mão na massa! Quatro brinquedos para fazer em casa

Leia também: Alunos trocam recicláveis por “dinheiro” que compra brinquedos

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais