Mercado

Brasil será a sexta maior economia em 2030, diz relatório britânico

Brasil será a sexta maior economia em 2030, diz relatório britânico

A teoria dos economistas é a de que o País fará parte de um dos sete mercados emergentes do Top-10.

 

De acordo com o relatório do banco britânico Standard Chartered, o Brasil pode se tornar a sexta maior economia do planeta em 2030. Para os pesquisadores da instituição financeira de Londres, o País participa de um dos sete mercados emergentes que estarão entre os 10 melhores, daqui a 11 anos.

A China é a primeira da lista de previsões, a qual pode tomar o posto atual dos Estados Unidos, com uma economia que movimenta US$ 64,2 trilhões. Depois viria a Índia, seguida pelos EUA, Indonésia e Turquia. O relatório afirma que a China se tornará a maior economia do planeta já em 2020.

A teoria usada pelos economistas que desenvolveram o estudo é de que a divisão do PIB do planeta irá convergir para a divisão de população, fazendo com que países mais populosos tenham parte do PIB do planeta na mesma proporção em que têm habitantes.

Os economistas do banco destacaram que países emergentes vivem momentos de reforma, o que pode alavancar a produtividade. Outro ponto importante do relatório diz respeito à classe média, que dominará a maioria da humanidade em 2020.

A projeção é de que a Índia tenha a maior expansão da economia no período, com média de crescimento anual de 7,8%. Já a China reduzirá o ritmo, com crescimento médio de 5% até 2030. Ao todo, a Ásia é o continente com maior potencial de desenvolvimento. Segundo o banco, o continente será responsável por 35% do PIB global.

Fonte: Primeira Página, com ISTOÉ Dinheiro

 

Pesquisas Francal

O que você prioriza na hora de fazer uma compra?

Redes Sociais

Assine nossa Newsletter