Mercado

Brasileiro está entre os desenvolvedores de projeto da LEGO Education

Brasileiro está entre os desenvolvedores de projeto da LEGO Education

Em entrevista, o Prof. Dr. Anderson Hatayshiki pontuou as características do projeto e como foi a sua participação.

 

Foi anunciado o lançamento do LEGO Education SPIKE Prime, mais novo produto do portfólio de aprendizagem prática da marca, que tem como objetivo ajudar e estimular jovens e crianças a se aventurarem nas áreas de STEAM (no português: ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Entre os cinco primeiros especialistas convidados a fazerem parte do grupo de desenvolvimento da novidade, está o Prof. Dr. Anderson Harayshiki Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia. 

Abrin: Professor, qual é a importância do LEGO Education e sua contribuição para crianças e adolescentes?

Prof.: A LEGO Education é uma das principais empresas do mundo na área educacional. O objetivo é ensinar por meio de sua linha de brinquedos especialmente desenvolvidos para as áreas que compõem o STEAM (Science, technology, engineering, arts and mathematics). 

Como o projeto atua no Brasil?

No Brasil, as soluções da LEGO Education normalmente são as primeiras opções das escolas para as aulas de educação tecnológica/robótica, tanto nos cursos curriculares, quanto nos extracurriculares. Outra atuação da LEGO Education se dá no apoio às competições de robótica como a FLL (FIRST LEGO League) e WRO (World Robot Olympiad), duas das maiores competições de robótica mundiais que tem por objetivo incentivar os jovens e crianças a escolherem profissões nas áreas de STEAM. 

Pode externar a sua opinião?

Na minha opinião os produtos da LEGO são sempre associados a qualidade e durabilidade. Para os produtos da LEGO Education isso não é diferente e eu ainda adicionaria um outro adjetivo: inovadores. Os produtos da LEGO Education sempre estão na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e servem de inspiração para diversas outras empresas.

Como professor venho utilizando as soluções da LEGO Education nos últimos 10 anos em atividades “mãos na massa” para alunos do primeiro ano dos cursos de Engenharia e posso comprovar sua eficiência no ensino das bases necessárias, além do desenvolvimento de outras habilidades, como por exemplo, criatividade e raciocínio lógico.

Qual é o diferencial do LEGO Education Spike Prime?

O LEGO Education Spike Prime tem por objetivo ser fácil de montar e programar. Isso fará com que mais crianças se sintam confiantes para ingressar nas áreas de STEAM. Muitas crianças se sentem intimidados a se aventurarem na construção de mecanismos e atividades relacionadas a programação. O LEGO Education SPIKE Prime quer mostrar que essas áreas são mais simples do que muitos pensam e, além do mais, estão mais presentes no nosso dia a dia do que podemos imaginar. Não é apenas um kit para se criar robôs, é uma ferramenta para as crianças poderem experimentar e aprender por meio de atividades práticas - “mão na massa”.

Como foi participar do projeto?

Fazer parte do seleto grupo de cinco especialistas no mundo inteiro a ter contato com o LEGO Education SPIKE Prime em suas fases iniciais de projeto e poder contribuir para o desenvolvimento do produto foi uma experiência incrível. Tive a oportunidade de conhecer toda a fábrica matriz da LEGO na cidade de Billund, na Dinamarca, e ao longo desse último ano pude opinar e ajudar a formatar o produto que acabou de ser lançado.

Com certeza trabalhar em um projeto que vai alcançar milhões de crianças no mundo inteiro foi uma das melhores experiências profissionais que tive até agora em minha vida.

 

Fonte: Primeira Página.

Pesquisas Francal

O que você prioriza na hora de fazer uma compra?

Redes Sociais