Mercado

Apoio financeiro é a maior desafio do microempreendedor

Enquete foi aplicada durante um encontro nacional de microempreendedores, que aconteceu em São Paulo.

 

Entre os desafios enfrentadas pelo microempreendedor brasileiro, o apoio financeiro é a maior de todas. Essa foi uma das conclusões da enquete conduzida no 6º Todos Podem Empreender – encontro nacional de microempreendedores, promovido pela Aliança Empreendedora, que reuniu 270 empreendedores, no dia 2 de julho em São Paulo.

Além deste obstáculo, relatado por 43% dos 73 respondentes da pesquisa, outros desafios foram apontados: divulgação do negócio (27%), conhecimento técnico (14%), burocracia (13%) e conflito com as pessoas (3%).

“O que vemos é que mesmo existindo políticas de microcrédito, muitas vezes o microempreendedor tem dificuldade no acesso às informações, em entender qual o caminho ele deve percorrer para ter esse suporte”, explica Helena Casanovas, organizadora do evento e co-fundadora da Aliança Empreendedora.

As micro e pequenas empresas são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, segundo dados do Sebrae. “Apoiar o setor, além de ajudar no crescimento individual de cada empreendedor, é investir na economia do País como um todo", destaca.

A 6ª edição do encontro nacional de microempreendedores Todos Podem Empreender, patrocinado pelo Bid Lab e Instituto Lojas Renner, teve como tema Diversidade e Colaboração. O evento apresentou ao público o painel Ideias Inspiradoras, com sete empreendedores brasileiros que tiveram trajetórias de destaque.

 

Leia também: Usuários de cartão de crédito aderem aos bancos digitais

Leia também: Acordo entre Mercosul e EU dá às empresas europeias um mercado de 260 milhões de consumidores               

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais