Produtos que estimulam interações familiares e mesclam elementos digitais com experiências físicas ganham destaque na principal feira de brinquedos da América Latina, segundo Peter Toys

O mercado de brinquedos está se reinventando para oferecer ao público produtos que promovem o equilíbrio entre experiências digitais e analógicas. Esta foi a principal mensagem compartilhada por Peter Toys, youtuber especializado no setor e embaixador da ABRIN 2025, durante sua apresentação na sessão Abrin Trends, em que foram compartilhados alguns dos lançamentos presentes nesta edição da feira.
“A diminuição de tempo de tela vai ser muito importante. Acredito que em uma futura geração, tudo isso vai ter passado e eles vão ter realmente percebido que a diversão offline é muito melhor”, destacou Peter, que celebra sua décima participação no evento.
O youtuber, conhecido por seu canal focado em “brinquedos que atravessam gerações”, apresentou produtos que atendem tanto à nostalgia dos adultos quanto às novas demandas das crianças, indicando uma tendência crescente de brinquedos que criam pontes entre diferentes faixas etárias.
Colecionáveis e jogos familiares lideram como alternativas às telas
Entre os produtos apresentados, a linha Fandom Box da Lider se posiciona como uma solução inovadora para o mercado de colecionáveis. “É um produto que engloba adultos e crianças. Um adulto que gosta de séries, filmes, personagens, pode encontrar nessa coleção o seu personagem preferido, saindo do padrão do brinquedo que tem apenas o personagem principal”, explicou Peter.
A coleção oferece personagens secundários raramente encontrados em formato de brinquedo, como figuras de séries da Netflix e personagens clássicos brasileiros como os do Castelo Rá-Tim-Bum, atendendo uma demanda crescente por itens de nicho com valor nostálgico.
Outro produto apresentado por Peter foi o quebra-cabeça da Turma da Mônica da Toyster, com 500 peças, que exemplifica a tendência de brinquedos que promovem momentos de conexão familiar. “Depois de montado, você pode enquadrar, e toda vez que a criança passar por aquele quadro, vai lembrar: ‘Nossa, eu lembro quando montei isso com o papai, foi tão divertido'”, destacou o embaixador.
Desenvolvimento emocional e transição digital-analógica impulsionam inovações
Os produtos apresentados revelam uma preocupação do setor com o desenvolvimento socioemocional das crianças. Os dedoches da Turma da Mônica, também da Lider, foram destacados como ferramentas que vão além do entretenimento.
“Os dedoches podem ajudar no momento de socialização com uma criança que às vezes não consegue demonstrar tão bem as emoções. Uma criança que não consegue se abrir totalmente, em uma brincadeira conta uma história, e você pode entender o que ela está sentindo”, explicou Peter.
A transição do universo digital para experiências físicas também aparece como tendência forte, exemplificada pelo jogo Passe a Bomba da Algazzarra Brinquedos, inspirado em jogos digitais, e pelo Triciclo Drift, que incentiva atividades ao ar livre como alternativa ao tempo excessivo em frente às telas.
Perspectivas para o varejo de brinquedos em 2025
A indústria de brinquedos para 2025 parece estar apostando em produtos que atendam a uma nova consciência sobre o equilíbrio entre entretenimento digital e analógico, com forte apelo nostálgico e multigeracional.
“Como youtuber, sei que o importante é o equilíbrio. Você passar o dia inteiro assistindo vídeos em um loop infinito de qualquer rede social não é legal. No meu canal, o vídeo começa e termina. Depois que assistiu, vai se divertir, vai brincar”, afirmou Peter, ressaltando a tendência de consumo consciente que deve nortear o setor nos próximos anos.
Para lojistas e varejistas, o desafio está em compor um mix de produtos que atenda a essa nova demanda por brinquedos que promovam conexões reais e experiências significativas, equilibrando inovação tecnológica com elementos analógicos tradicionais.