Abrin Talks: segundo painel debate a nostalgia como valor de negócio

Palestrantes afirmam que brinquedos antigos são oportunidade de mercado

O segundo painel da Abrin Talks, “O passado vendendo no presente: a nostalgia como valor de negócios”, trouxe licenciadores, fabricantes e varejistas que obtiveram sucesso com marcas e personagens que despertam a fantasia dos consumidores. Participaram deste painel, o vice-presidente da TV Cultura, Eneas Carlos Pereira, o CEO da Redribra, David Diesendruck, o gerente de marketing da Líder Brinquedos, Marcelo Silva e a proprietária da Blanc Toys, Renata Blanc, mediados pela CEO da EP Grupo, Marici Ferreira.

A nostalgia que os brinquedos e personagens antigos despertam nas pessoas tem gerado grandes oportunidades de negócios. Hoje, já existe até um termo que define o público consumidor dessa categoria de produtos: os kidults, adultos que buscam resgatar a infância por meio de brinquedos.

“O boom desse mercado se deu durante a pandemia, quando as famílias passaram mais tempo juntas em casa e os pais voltaram a brincar, agora com os filhos”, afirmou Marici Ferreira, que também é presidente da Abral.

David Diesendruck, CEO da Redibra, lembrou que o brinquedo passou a ser percebido como atividade de lazer dos adultos, e que, nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que 20% dos brinquedos são comprados pelos filhos para presentear os pais.

Enéas Carlos Pereira disse que a melhor forma de comemorar os 55 anos da TV Cultura em 2024 foi “olhar para frente e tornar contemporâneas nossas licenças clássicas”. Detentora de licenças que mexem com o coração de muitos adultos – Cocoricó, Castelo Rá-Tim-Bum, No Mundo da Lua – a TV Cultura causou verdadeiro frisson no final de 2023 ao anunciar o revival desses programas.

A fabricante Líder Brinquedos colheu resultado semelhante com seu mais recente lançamento, a linha de colecionáveis FandomBox: “Repare que alguns dos maiores sucessos de venda dessa linha são personagens criados há muito tempo, como Snoopy, Hello Kitty, Castelo Rá-Tim-Bum e outros”, revelou o gerente de Marketing, Marcelo Silva.

Renata Blanc, proprietária da Blanc Toys, confirmou que o varejo de brinquedos observa a mesma tendência de retorno à nostalgia. “O segredo é estar conectado com todos (não digitalmente), ouvir o cliente e saber qual produto está em sinergia com o consumidor naquele momento”.

Confira a programação completa do Abrin Talks aqui.

Shopping Basket