Inclusão e diversidade são destaques na ABRIN 2023

Palestras do Abrin Talks também abordaram o tema no segundo dia do evento.

São Paulo, 06 de março de 2023 – A 39ª Feira Internacional de Brinquedos – ABRIN, maior evento do setor de brinquedos da América Latina, continua apresentando as principais tendências e lançamentos do segmento. No segundo dia do evento, os destaques são os brinquedos que promovem a diversidade e a inclusão social. De 144 expositores, cerca de 100 marcas têm pelo menos um lançamento abraçando o tema representatividade.

“Há 5 anos, a indústria está mais atenta a diversidade e inclusão. Em dois anos, a expectativa é que todas as crianças tenham brinquedos que as representem”, afirma Synésio Batista da Costa, presidente da ABRINQ.

A Xalingo foi uma das marcas a apostar na inclusão e lançou na ABRIN 2023 uma série de jogos, como o Kit de Atividades Aprendendo Braille e o Quebra-Cabeça Aprendendo o Alfabeto em Libras. “Há uma demanda crescente do mercado, com pais, mães e educadores, que não se sentiam atendidos mesmo com os brinquedos pedagógicos. Temos recebido muitos feedbacks positivos! Nosso objetivo com esses lançamentos e outros em desenvolvimento é ajudar as crianças a se comunicarem, apesar das suas dificuldades”, comenta Paula Ebert Harsteln, head de digital da Xalingo.

Quem também investe em inclusão é a Candide Brinquedos, que trouxe para a Abrin o lançamento de uma linha de bonecos acompanhados de cadeiras de rodas, prótese na perna, com muletas e cega com cão guia. Outro destaque da marca são os itens que representam a diversidade étnica do país, como bonecas negras, asiáticas e ruivas. “Queremos incentivar crianças de todos os estilos a criarem suas próprias histórias, desenvolvendo um universo ilimitado de brincadeiras”, afirma Bruno Verea, diretor de marketing da Candide.

Inclusão e diversidade no Abrin Talks

Inclusão também foi um dos tópicos apresentados por Ana Amélia e Aurélia Picoli, cofundadoras da Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente, na palestra “Brinquedos fora da caixa: Como utilizar estratégias de experiências para adquirir bons resultados”.

De acordo com as especialistas, cresce consideravelmente os transtornos psicológicos e neurológicos entre as crianças, com uma estimativa de que 2 milhões de pessoas sejam portadoras de algum espectro autista, por exemplo. Pensando nisso, todos que fazem parte da indústria de brinquedo devem pensar em adaptações de produtos e em ambientes para atender melhor esse público. “Precisamos que nossas crianças sejam inseridas genuinamente na sociedade e essa inclusão pode acontecer através do brinquedo”, reflete Ana Amélia.

De acordo com Aurélia Picoli, existem aproximadamente 30 milhões de crianças no Brasi entre 3 e 12 anos. Consideradas da “geração alpha”, elas apresentam diversas diferenças em relação às gerações anteriores – millenials e Z, como menos irmãos e pais mais velhos, que tentam ressignificar seu papel na vida dos filhos, dando mais atenção e voz ativa a eles nas decisões gerais da família. Essa autonomia passa pela inclusão, na qual a indústria de brinquedos tem uma importante função. “Brincando estamos educando os filhos”, conclui Picoli.

Além dos brinquedos, os conteúdos produzidos na internet podem funcionar como um instrumento de educação sobre inclusão e diversidade. Um case de sucesso é a Totoy Kids, plataforma de vídeos lúdicos e que foi apresentado em um painel por Isadora Lemes, Head Writer, e Armando Colussi, diretor da empresa. Entre os exemplos citados, dois destaques são as séries “Sara” e “As aventuras de José Comilão”. A primeira conta a história de Sara, uma menina branca com duas irmãs adotivas e negras. Já o clássico José Comilão, que trata de alimentação e educação ambiental. Uma das participantes da plateia relatou que usa os vídeos de José para realizar a introdução de alimentos sólidos na dieta do filho mais velho, autista. “Assim, os vídeos abordam respeito às diferenças e geram inclusão”, conclui Colussi.

O segundo dia da Abrin também foi marcado pelo início da Rodada de Negócios, realizada até 7 de março, com uma área reservada, mediante agendamento prévio, onde visitantes e expositores podem conversar, trocar experiências, avançar negociações e fechar acordos.  

A Abrin acontece até quarta-feira, 8 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Shopping Basket