São Paulo, 08 de março de 2023 – A 39ª Feira Internacional de Brinquedos – Abrin, maior evento do setor de brinquedos da América Latina, encerrou nesta quarta-feira (8) e, durante o Abrin Talks, trouxe temas atuais e relevantes ao varejo, como a mudança na jornada de compras após a pandemia e o segredo das marcas que são sucesso entre os consumidores.
e acordo com Evelyn Rozenbaum, CEO da Usina de Pesquisa e Stellium, em 2020, primeiro ano da pandemia, o varejo online no Brasil ganhou 13 milhões de novos clientes, 79,7 milhões de pessoas realizaram compras virtuais, foram registradas 353 milhões de entregas, resultando um faturamento acima de R$161 bilhões e um crescimento de 41% no e-commerce brasileiro. O brasileiro gastou em média R$455 por compra.
Sendo assim, a executiva alerta que as informações que o consumidor busca não está mais no vendedor, está na palma da mão, a poucos cliques. Hoje, a função de um vendedor em uma loja não é só vender, é criar vínculos com os clientes e fidelizá-los. “O dinamismo é essencial para a jornada do consumidor híbrido. Atendendo a essa demanda, é possível criar a tão sonhada lealdade entre marca e clientes”, orienta.
Ela ainda explica que existem dois tipos de lealdade. A comportamental/intelectual e a latitudinal/emocional. O primeiro tipo se enquadra na conveniência, preço e local. A pessoa comprará medindo a facilidade do processo. O segundo tipo abrange aqueles que se apegam aos valores da empresa, advogando pelas marcas que se identificam e impulsionam as vendas de brinquedos – os Love Brands.
De acordo com Maiara Dias, head de marketing da Sunny Brinquedos, 65% dos consumidores consomem marcas com valores e objetivos alinhados aos seus, o que pode parecer simples, mas é um grande desafio para as empresas. “As marcas devem passar seus valores e visão de forma clara ao consumidor final e suas ações precisam corresponder ao que pregam no discurso. Esse é o primeiro passo para conquistar fãs!”, explica a profissional. Os temas mais importantes para os compradores são diversidade, empatia e sustentabilidade.
Dados apresentados por Ana Motta Pereira, gerente de desenvolvimento da Lego, mostram que 80% das pessoas que vão a uma loja, não sabem o que comprar. Se o produto está bem visível, tem um apelo e um grupo de vendas bem treinado, a marca sai na frente.
Para Wagner Venturini, CEO da Dioramas, “Love Brands” está ligado no que a marca significa para o consumidor. Cada um tem uma experiência diferente e única. Quem entende, cativa o coração do cliente. “Conquista outro patamar na paixão do comprador”, complementa.